segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A HISTÓRIA DE SANTIAGO E O ANO JACOBEU

Tiago (Santiago) foi o apóstolo que, após a crucificação de Jesus Cristo, seguiu pregando o evangelho até a Galícia, na Espanha. Ao regressar a Jerusalém, foi decapitado pelo Rei Herodes. Seus restos mortais foram então levados de volta à Espanha por dois dos seus discípulos, numa viagem de barco que durou 7 dias, sendo lá enterrado. Em princípios do milênio passado, segundo a lenda, um camponês chamado Pelayo, guiado por fenômeno parecido com uma chuva de estrelas, encontrou, em um grande campo, a sepultura do Apóstolo. Este fato se espalhou rapidamente, fazendo com que uma legião de pessoas começasse a peregrinar até Santiago de Compostela, a título de visitar o túmulo do Apóstolo. A palavra Compostela, significa segundo a lenda, campo de estrelas.
O ANO JACOBEO
Anos santos são anos em que, em determinados santuários, os peregrinos que os visitarem, com espírito piedoso e cumprirem certos preceitos, obterão benefícios espirituais especiais. O Papa Calisto II decretou pela primeira vez como Ano Santo de Santiago de Compostela o ano de 1112, mas foi Alexandre III que, em 1179, decretou a sua perpetuidade, estabelecendo que sempre que num ano o dia de Santiago, 25 de Julho, coincidisse com um domingo, esse ano seria declarado ano santo. A cadência é de 11, 6, 5 e 6 anos (o último foi 2004 e os próximos serão 2010, 2021 e 2027). É corrente referir-se aos anos santos de Santiago como anos santos jacobeus (ou jacobeo, em castelhano, e xacobeo, em galego), já que Tiago e Jacob são o mesmo nome.
A cidade de Santiago de Compostela é para mim uma das cidades mais fantásticas e encantadoras que já visitei. Me faltam palavras para descrever como é estar lá. Passear por seu centro histórico é como passear por épocas distantes. O tempo flui diferente lá. As pessoas são receptivas e alegres. Estranhamente eu não me sinto turista em Santiago, me sinto parte daquele lugar. Não sei se é porque meu bisavô veio daquela região da Espanha, se é pelas histórias que li, ou porque realmente Santiago de Compostela é mágica. Mas sei que Santiago é um lugar pra se voltar sempre.

Um comentário:

  1. Texto leve, muito bom para quem gosta de história- galega- estou escrevendo um livro - a filha do padeiro galego- e por isso estou pesquisando, aqui e ali.
    Um abraço, Amália

    ResponderExcluir