segunda-feira, 31 de agosto de 2009

OS NOMES DE TIAGO


Santiago Maior, também chamado Santiago de Compostela, foi um dos doze apóstolos de Cristo. Tiago foi feito santo e chamado Santiago Maior para diferenciá-lo de outros santos de nome Tiago, como o apóstolo Santiago Menor, ou ainda, Santiago, o Justo. Os nomes Tiago e Jaime derivam indiretamente do latim Iacobus, por sua vez uma latinização do nome hebraico Jacob (aportuguesado para Jacó). Com o decorrer do tempo, o nome evoluiu em diversas direções consoante as línguas: manteve-se Jakob em alemão e noutras línguas nórdicas, James em inglês e Jacques em francês.Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo São João Evangelista. Teria nascido em Betsaida, na Galiléia. Tal como o seu pai e o irmão o apóstolo João, Tiago era pescador no Mar da Galiléia, onde trabalhava com André e Simão Pedro. Tiago, Pedro e João teriam sido os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos.
Santiago, o Apóstolo, pregador das terras ibéricas, é representado com um livro na mão e um cajado.
Santiago, o Peregrino, que caminhou pela Espanha para difundir o cristianismo, é representado como um peregrino, usando capa com as vieiras (conchas de um marisco muito encontrado nas costas galegas), sandálias e o cajado.
Invadida pelos mouros, a Ibéria estava em plena guerra pela recuperação do seu território, num período histórico conhecido como Reconquista. Santiago, o Matamouros, surgiu montado em um cavalo branco quando da batalha entre Ramiro I e Abderraman II, conhecida como a batalha de Clavijo (La Rioja), em 23 de maio de 844. Conta-se que durante esta batalha os espanhóis estavam perdendo, devido a sua inferioridade numérica, e que conseguiram vencer a batalha com a chegada do cavaleiro desconhecido.Santiago Matamouros é representado cortando cabeças de mouros. Em tempos atuais as imagens tem sua base coberta de flores, escondendo os mouros e suas cabeças decepadas. Os moradores de Santiago de Compostela chamam esta imagem de Santiago Mataflores.Conta-se ainda que durante a conquista hispânica na América, a iconografia de Mata-Mouros foi readaptada, surgindo a figura de Santiago Mata-Índios, que se tornou símbolo da conquista tanto de corpos quanto de almas no Novo Mundo.Foram consultadas as seguintes páginas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santiago_Maior
http://j2da.wordpress.com/tag/cervantes/http://www.adventurezone.com.br/print.php?id=89

Nenhum comentário:

Postar um comentário